Unidade Ensino Fundamental e Médio: um lugar para formar cidadãos

Com uma área medindo mais de 5 mil metros quadrados e recentemente modernizada, o Colégio RGF oferece além das aulas,um momento de intensa aquisição de conhecimento vivida em um ambiente favorável ao compartilhamento de lições, ideias e experiências. Alunos, professores, equipe gestora e funcionários têm, ao seu dispor, um espaço completo para desenvolver o Sistema de Ensino proposto e aos projetos em todas as áreas do conhecimento.

A infraestrutura atual conta com 15 salas de aulas amplas e agradáveis sendo uma para o Ensino do Xadrez, uma para música, uma para projeções e multimídia e uma para Laboratório de Informática com computadores de uso individual.

Poetando

Tem o objetivo de incentivar a leitura, demonstrando a importância da escrita com estrutura poética, além de sensibilizar através das palavras que expressam diversos sentimentos, questionamentos, posturas e idéias e, ainda, busca despertar o conhecimento através de autores e obras literárias. O Colégio RGF realiza este projeto anualmente, no mês de março.

Jornal e informativo

Desenvolver técnicas de redação e diagramação, despertar o interesse pelo meio onde o aluno está inserido, divulgar os acontecimentos do Colégio, trabalhar o talento individual e o trabalho em equipe, e a integração do Colégio com pais e comunidade. O Colégio RGF realiza este projeto trimestralmente.

Meio Ambiente

A conscientização é um processo para que as mudanças aconteçam, dando oportunidade aos alunos de ações que se tornem hábitos de condutas dentro e fora do Colégio – seleção e reciclagem dos resíduos-pôs consumo. Pensando nisso nasceu, em 2002, o projeto que visa o recolhimento de latas de alumínio, coleta de óleo comestível, coleta de pilhas e seu descarte, seleção e reciclagem de resíduos pós- consumo, auxiliando assim na preservação do meio ambiente. Em 2016 o Colégio participa e ganha o selo Zelo Urbano de Sustentabilidade e Proteção Ambiental.

Festa da Família

É um evento anual, que acontece no mês de maio, promovido pelo Colégio RGF para interagir alunos, familiares e escola. A Festa da Família tem brincadeiras, palestras, comes e bebes, música e apresentações culturais dos alunos. Um dia diferente dedicado a comemorar os valores familiares que compartilhamos com muita alegria.

Xadrez no Colégio

Com o intuito de trazer para a sala de aula treinos de concentração e conhecimentos estratégicos, o Colégio RGF inseriu em sua grade curricular o ensino do Xadrez para os alunos do Ensino Fundamental I e II. A natureza recreativa do Xadrez proporciona aos alunos, ao longo dos treinos, mais poder de decisão, maturidade intelectual, além de aprimorar o senso de responsabilidade e aumentar a concatenação do pensamento.

Leitura e Ciranda Literária

Inaugurado no Dia do Livro Infantil de 2015, o “Leitura e Ciranda Literária” é aplicado na Educação Infantil e tem por missão promover o gosto pelos livros e pela leitura já desde cedo. O projeto funciona da seguinte forma: os alunos levam ao Colégio livros que possuem em suas casas, em seguida, no dia marcado, é realizada a “Feira do Livro”, onde cada criança tem a oportunidade de trocar o seu com o do outro amigo, incentivando também os valores de amizade, generosidade e colaboração.

Projeto Monitoria

Aprofundar conhecimentos específicos da área de exatas, possibilitar e incentivar o trabalho conjunto de professores e monitores de modo a desenvolver um processo de ensino e aprendizagem com caráter mais cooperativo são algumas das justificativas que nortearam a construção, em 2008, deste projeto.